Testes da versão beta

Tipos e técnicas de teste

 

a. Funcionalidade
Objectivos
Este teste não terá tanto impacto uma vez que tem sido abordado ao longo de todo o desenvolvimento do projecto.

Técnicas de recolha de dados utilizados

Recorreu-se à utilização de diferentes tipos de grelha para melhor organização de prioridades de correcção de erros \ bugs. (apoiar com as diferentes grelhas datas e respectiva evolução)



b. Segurança
Objectivos
uma vez que o nosso projecto trata-se de um site online, este teste será essencial para evitar intrusões ilícitas, como um ataque de hackers, e proteger todos os dados guardados na base de dados.

 

Tipos e técnicas de testes a efectuar

Para a realização deste teste o grupo vai falar com o orientador Pedro Beça para discutir qual será a melhor opção. À partida recorreremos à técnica peer review (revisão e teste por parte de especialistas externos)

 

 

c. Compatibilidade

Objectivos
Com este teste vai ser possível detalhar todas as incompatibilidades que existem actualmente entre browsers, nomeadamente, Firefox, IE 7/8, Chrome e Safari. Serão também testadas resoluções diferentes.

 

Técnicas de recolha de dados a utilizar

Recurso a grelhas de apoio ao registo dos erros de compatibilidade, permitindo o controlo do processo de correcção

 

 

 

d. Conteúdos
Objectivos
este teste não será realizado com tanto detalhe, pois é o grupo que está responsável pela inserção de dados, e quando isso acontece, há uma especial atenção à escrita e erros ortográficos (formatação incluída). As imagens também são tratadas previamente.

 

f. Usabilidade

Objectivos
O objectivo do teste de usabilidade é verificar o nível de satisfação dos vários utilizadores em relação a plataforma. Verificar também a eficácia e eficiência, ou seja, tempo despendido para chegar a determinada área e número de cliques por tarefa.

Tipos e técnicas de testes a efectuar

A técnica a utilizar neste tipo de teste será a ‘walking through the interface’, onde cada participante terá de percorrer módulos escolhidos previamente a fim de realizar tarefas concretas. Uma vez que temos utilizadores com níveis diferentes na plataforma, será necessário realizar diferentes guiões (visitante, registado, administrador).

 

Técnicas de recolha de dados a utilizar
Para apoio da técnica escolhida, o grupo optou por recorrer à gravação da experiência e ainda à gravação de ecrã (screencast). Deste modo, será possível fazer uma melhor análise relativa à eficácia e eficiência. Em relação à satisfação, será feita uma entrevista após a realização do teste, algo mais informal, para não correr o risco de maçarmos de mais o nosso participante.

 

 

Instrumentos e materiais necessários

Será necessário um software de gravação de ecrã, e a elaboração de uma pequena entrevista informal.

Este teste será submetido a 5 pessoas.

 

 

planificação temporal (agendamento) dos testes

Segurança – Este teste ficará dependente da conversa com o nosso orientador, que tentaremos ser o mais rápido possível.

Usabilidade – Este teste só será detalhado a partir de segunda-feira, dia 7, um vez que o grupo encontra-se atrasado na realização de um outro trabalho. Contudo, durante o fim-de-semana, serão escolhidos os participantes necessários.

Compatibilidade – Uma vez que grande parte dos problemas foram resolvidos, será necessário documenta-los e ainda fazer novo levantamento de problemas entre browsers. As tabelas serão feitas durante o fim-de-semana, e talvez segunda-feira à noite seja possível fazer o teste. Os dias 8,9 e 10 serão reservados para a realização de todos os testes.

 

 

arianapimenta às 12:09 | link do post | comentar